top of page

QUAIS OS TIPOS DE IMPLANTE DENTÁRIO?

  • Foto do escritor: projetacomunicacao1
    projetacomunicacao1
  • 12 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Quais os tipos de implante dentário? Há vários tipos de implantes dentários, eles podem ser:

  • implantes unitários: quando se repõe apenas 1 dente perdido;

  • implantes múltiplos: quando fazemos a reposição de 2 ou mais dentes no mesmo momento;

  • implante para prótese do tipo protocolo: quando fazemos a instalação de implantes dentários para pacientes desdentados totais;

  • implante zigomático: indicado quando se tem ausência de osso na arcada superior em pacientes desdentados totais.

Quais os modelos de implantes dentários? Os implantes podem ser de titânio (o mais comum) e zircônia. Podem ser curtos ou longos, dependendo da indicação de cada caso. Existe um implante dentário de qualidade superior? Todos os implantes aprovados para uso são aptos para serem utilizados. Em geral, alguns implantes importados possuem um padrão de qualidade superior em relação a osseointegração, que é a união entre o parafuso do implante e o osso no qual foi posicionado. O que é implante dentário carga imediata? É um processo no qual se instala o implante e o dente (coroa ou prótese dentária) numa mesma sessão. Existem algumas particularidades sobre o implante dentário de carga imediata que você também precisa conhecer. O que é mini implante dentário? São implantes muito pequenos, utilizados para tratamento ortodôntico ou para suportar uma prótese provisória. Para que serve um implante dentário? O implante dentário serve para substituir a raiz de um dente perdido ou extraído. Para realizar o implante é necessário planejamento prévio com exames e verificação da disponibilidade óssea. Quando existe perda óssea no local, é preciso fazer antes o enxerto de osso. Depois, o procedimento é realizado e o implante instalado, em alguns casos é possível que seja feito com carga imediata. Após o período de osseointegração, a prótese (coroa ou dente de porcelana) é instalada sobre o implante. Isso quando não foi feito o processo de carga imediata.

Para quem é indicado um implante dentário? Para todos aqueles que se encontram em bom estado de saúde, suportam o procedimento e desejam reabilitar dentes fixos. Grávida pode fazer implante dentário? Sim, mas o médico obstetra deve ser informado. O tratamento odontológico pode acontecer com segurança durante o segundo trimestre de gravidez. No primeiro e terceiro trimestres são contraindicados. Muitas vezes, por prudência, os tratamentos que não são urgentes acabam sendo realizados após a gestação. Implante dentário dói? Pode ser que sim. Como em qualquer procedimento, pode haver incômodo para o paciente após a cirurgia, mas são receitados medicamentos efetivos para amenizar a dor. É normal sentir dor após o implante dentário? Sim, mas vale lembrar que a dor é uma experiência individual. Caso o paciente sinta muita dor, é possível prescrever medicações mais potentes. No entanto, dores agudas não são comuns. Todas as pessoas que estão sem dentes podem fazer um implante dentário? Nem todas. Primeiro, é preciso que passem por avaliação clínica e de imagem para verificar a disponibilidade de osso e traçar a melhor conduta para cada caso. Também é importante ver o estado de saúde do paciente, pois sabemos que existem algumas situações específicas. Aliás, você sabia que existe um dentista especialista em atender pacientes diabéticos, hipertensos e em tratamento de quimioterapia/radioterapia? O que é enxerto ósseo para implante dentário? Enxerto ósseo é uma forma de se conseguir ganhar massa óssea no local onde se pretende fazer a instalação de implantes. Isso porque, em alguns casos, essa estrutura óssea foi perdida.

Komentar


bottom of page